Coaching Integral Sistêmico

COACHING INTEGRAL SISTÊMICO
COACHING_INTEGRAL_1100

Coaching Integral Sistêmico (C.I.S) é um processo desenvolvido pelo Master Coach,  Paulo Vieira. O que inicialmente era apenas o coaching clássico com perguntas poderosas, metas e plano de ação, se derivou, devido às crescentes demandas de empresas e clientes, na criação de uma metodologia única, profunda e extremamente eficaz.

Hoje a metodologia é tida no meio acadêmico e empresarial como a evolução do coaching tradicional, pois também trabalha o lado emocional do cérebro, sendo capaz de refazer crenças e limitações emocionais. Além disso, ele trabalha todas as áreas da vida ao mesmo tempo, avançando na estrutura INTEGRAL e SISTÊMICA.

Define-se Integral, porque neste método utilizam-se os dois hemisférios cerebrais: o esquerdo, responsável pela parte cognitiva e racional; e o direito, pelas emoções, crenças e intuição. Afinal, de que adianta possuir as mais modernas ferramentas se não há competências emocionais para pô-las em prática? Ou, de que adianta possuir objetivos extremamente bem elaborados e não ter as aptidões emocionais necessárias para alcançá-las ou vivenciá-las?

Define-se Sistêmico, porque o método compreende que o SER pessoal e o SER profissional formam o SER humano, e quando um destes padece o outro também tem prejuízos. Coaching Integral Sistêmico entende que, para um profissional ter sucesso duradouro, sua saúde deve ser cuidada, sua família ser feliz, seus laços sociais consistentes, sua vida financeira equilibrada. A metodologia CIS leva o cliente a uma plenitude de vida.

O Coaching Integral Sistêmico, oferece uma abordagem diferente do coaching tradicional, com três objetivos macro:

  • Ajudar o cliente a construir um estilo de vida abundante, de acordo com a nossa filosofia de que todas as pessoas podem ter um vida extraordinária (o que não significa ter uma vida perfeita);
  • Desenvolver a Inteligência Emocional, trabalhando as competências emocionais difundidas por Daniel Goleman, PhD em psicologia pela Universidade de Harvard;
  • Reprogramar as crenças limitantes e fortalecer as crenças positivas. A reprogramação de crenças é validada pela Neurociência através da plasticidade neural e da neurogênese. A temática é discutida no livro The Brain that changes itself de autoria do psiquiatra, psicanalista e pesquisador da Universidade de Columbia Norman Doidge.

Referências


Febracis – Federação Brasileira do Coaching Integral Sistêmico